quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O cavalo do inglês


Havia uma historieta que não oiço referir há bastante tempo e se usava como uma espécie parábola pelo seu final moral.
Era a História do Cavalo do Inglês: 
Um inglês (talvez escocês que têm fama de mais avarentos...) era muito poupado. Muito! Tinha um cavalo, porque imagino que isto se passasse ainda antes do tempo das máquinas, mas considerava que ele lhe dava despesa. O bicho comia, imagine-se! E como ele queria poupar, vá de reduzir na ração do animal. Foi reduzindo, reduzindo, reduzindo e o animal lá ia sobrevivendo cada vez mais fraquinho e com menos forças. Mas ele insistia, para ver se ele se habituava. E continuava a reduzir a ração.E um dia chega muito desolado ao pé de um amigo «Imagina tu, que quando o meu cavalo se tinha habituado a não comer, morreu!!!»
A nossa situação desde há uns tempos para cá é cada vez mais parecida com a vida desse pobre cavalito. A ração anda a ser reduzida, primeiro um pouco, depois mais, e mais, e mais e cada vez mais... Com a variante que este cavalo tem passado de dono em dono usando sempre a mesma técnica - quanto mais doente o animal se sente, menos comida se lhe dá. Nem sei se o dono actual não anda a pensar um tratamento que também se usava na época chamado 'sangria'.
E tal como o inglês, estranha-se que o cavalo sem comida tenha pouca força. Mas então pensam eles, se produz pouco, se não puxa a carroça, não merece a ração, é melhor cortar mais.
A tal história tem um final triste, porque o pobre cavalinho morreu à fome (e o dono também não ganhou nada)
Mas talvez na sua actualização, ele ainda reúna forças para pregar um forte par de coices ao ganancioso e estúpido dono, parta a trela e procure umas boas pastagens.
Porque não?


Pé-de-Cereja

2 comentários:

sem-nick disse...

Olha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Durante séculos estiveste calada d deixei de cá vir (o homem é um animal de hábitos, né?) Confesso que foi por acaso que passei por aqui e vejo que retomaste estas conversas.
Ainda bem.

Claro que um bom par de coices é o que eles estão a pedir. E com a máxima força. Cambada de idiotas convencidos, arrogantes, vaidosos, e incompetentes!

cereja disse...

Bom Dia «sem-nick»!
Já julgava que tinhas desaparecido para sempre!!!!! Fazes muita falta, mas a culpa é minha de ter tido umas paragens tão grandes.