domingo, 23 de agosto de 2015

Ainda a conversa sobre a comida

É tema recorrente aqui no Cerejas, esta coisa da alimentação. A penúltima coisa que por aqui escrevi (tenho andado muito preguiçosa aqui no blog, as férias e a concorrência do facebook não ajudam...) era exactamente a dizer que estava já fartinha deste tema. Bem, não resisto a voltar a ele, por ter encontrado um boneco que toca um ponto a que também me costumo referir muitas vezes - é que, infelizmente, a comida mais saudável é mais cara!!!



A legenda está em francês portanto admite-se que os valores referidos são de um país de língua francesa (França, Bélgica, Suiça?) que têm um nível de vida superior ao nosso, coisa nada difícil... E se fizermos as contas para cá a coisa mantém-se ou amplifica-se.
De resto não é só no tal «pronto a comer» ou na famosa «comida de plástico» que se vê que é mais barato muito mais barato o que não faz bem na alimentação e, a solução não me parece ser, como já vi quem o defendesse, aumentar o preço (ou até proibir) os alimentos com açúcar ou com gordura, mas sim, pelo contrário, baixar o custo dos «alimentos bons»
Assim à primeira vista, a única coisa que ainda é barata hoje é a água da torneira. 

Até o pão 'completo' é mais caro do que do que os papo-secos ou o pão branco... Actualmente o peixe é bem mais caro do que a carne. Os legumes (o exemplo na imagem é de feijão-verde mas isso passa-se com a maioria dos legumes) quando não estão 'em promoção' são bem caros! Quanto a fruta só é barato a banana. 

Ou seja para se manter a linha e comer saudável, ou temos a nossa própria quinta pescamos o peixe no ribeiro e temos uma capoeira, ou temos muito mais do que o salário mínimo.
Várias vezes o salário mínimo.

Cereja



Sem comentários: