domingo, 25 de março de 2018

Estudantes e... estudantes

Ia começar a escrever quando me lembrei de que já disse num post, não há muito tempo, que quando se afirma «eu não sou *****, mas» seguido de uma definição é muito suspeito, e creio bem que o disse exactamente em relação a saudosista.  E lembrei-me a tempo, porque o ia repetir 😳 ia explicar que no passado houve coisas boas e más, assim como actualmente.
Comemorou-se hoje, 24 de Março, o Dia do Estudante. Foi no meu tempo. Vivi esses acontecimentos com paixão, com emoção, marcaram a minha geração. Foi uma onda de revolta que nasceu em Lisboa e alastrou às outras academias do país. Mudou alguma coisa e sobretudo mudou as nossas vidas, lutava-se por uma democracia, por liberdade. E nessa época, mesmo fóra dos milhares de revoltosos 'esquerdistas' que lutavam por esse Dia do Estudante com liberdade, só havia essa coisa das praxes e dos trajes e esse folclore todo, lá para Coimbra. Não se via disso em Lisboa e Porto, era uma coisa típica de Coimbra sem interesse.
Distraí-me durante uns anos e depois começo a ver por aí uns rapazes e raparigas mascarados de estudantes! Oooooh! Fiquei um tanto impressionada, no nosso tempo abominávamos tudo o que fosse farda e afinal agora queriam mesmo andar fardados?! E para além disso via também umas fantochadas com grandes grupos a gozarem com uns estudantes que faziam umas palhaçadas quaisquer. Era a «praxe»!!! Um contraste gritante com o que havia no meu tempo, onde quem entrava era recebido com a Semana de Recepção ao Caloiro, que até costumava terminar com um baile e tudo! Uma coisa civilizada nos antípodas desta praxe.
E o que me impressionou mais foi ter lido há dias que em Coimbra num acto anti-democrático tinha havido uma votação desautorizada, votação onde 70% dos estudantes decidiram uma coisa e o Concelho de Veteranos (uma dúzia de estudantes) não deixou... Tratou-se da tourada, ou garraiada, incluída na Queima das Fitas. é que parece que era tradição........ e na tradição não se toca!
Ficamos de boca aberta com estas coisas. Veteranos? Dux Veteranorum? O senhor que goza do privilégio de ser o estudante mais velho (!!!!!)  parece que é este senhor: o Dux Veteranorum. Ou seja, foi aluno de Engenharia Electrotécnica e de Computadores em 1988, e 12 anos depois quando já devia ter acabado o curso 3 vezes, tornou-se Dux eleito pelo conselho dos Veteranos em 2000, e pelos vistos continua a passear-se por lá sem acabar o curso, há uns 18 anos! Tem idade para ser pai dos actuais membros de associação Académica e continua a ser estudante?!?! E é premiado por isso. Uma honra ser o estudante mais vezes reprovado e que mais anos perdeu, passou a sua vida a ser estudante, é uma profissão!
Pois é, o contraste impressiona.

Os jovens da Crise Académica, já fizerem parte de vários governos, o presidente da RIA já foi nosso Presidente da República, quando não havia essa coisa das praxes humilhantes, nem nos fardávamos de estudantes. mas a ala conservadora mantém-se a pé firme.
Faz tudo parte do Mundo, é verdade.
Mas incomoda um pouco.

Resultado de imagem para dia do estudante 1962Imagem relacionada


Sem comentários: